terça-feira, 10 de maio de 2016

Stardoll Unsolved: O outro Stardoll

Boa tarde gente! Tudo bom?

Hoje, trago para vocês mais uma matéria dentro do tema de factos, curiosidades, mistérios e histórias antigas do Stardoll! 
Para quem não sabe, desde a última semana têm rolado vários pots do gênero aqui no blogue, que você pode conferir clicando nos links abaixo:

Post da Tuany : O vestido mais raro do Stardoll
Meu post anterior ❤: Stardoll Unsolved: Não use essa blusa!

Nessa edição trataremos mais um "mistério não resolvido" do stardoll, o Stardoll.tom. 

O nome pode parecer estranho para maior parte das dolls mas talvez seja familiar para quem já tinha contacto com o site lá por 2008/2009.

Infelizmente, eu só criei minha conta em 2010, tendo assim que basear toda a matéria em pesquisas e testemunhos. É um assunto bem interessante e que nunca ficou 100% explicado, principalmente para as dolls mais recentes.

Prontos para ficar por dentro de tudo? Vamos lá!

A 21 de Agosto de 2008 foi anunciado na mídia que o Stardoll faria uma parceria com o grupo Tom.com (empresa de internet chinesa) de forma a criar uma versão chinesa do então site. 


E porquê criar uma versão chinesa ao invés de simplesmente traduzir todo o site? Bom, a China é meio que uma "ditadura comunista" e, como tal, existe uma censura muito grande dos conteúdos disponíveis na internet, inclusive os sites ocidentais.

Isso facilmente explica porque o Stardoll precisaria estabelecer parcerias com empresas chinesas de forma a ter o site no ar.

Mas o que diferenciava o Stardoll.tom do nosso conhecido Stardoll? Bom, além do site estar escrito totalmente em chinês, ele era supostamente grátis na maior parte, isto é, bastantes lojas disponibilizavam roupas grátis ou bem baratas e os privilégios de superstar eram concedidos a todas as dolls durante 1 mês aquando da inscrição.



Para além disso, rumores circulavam de que o site teria no plaza edições passadas de lojas já não disponíveis pelo Stardoll normal.

Como já falei, eu não era inscrita nessa época, nunca tendo acessado de verdade o Stardoll.tom, no entanto, é sabido que o governo chinês costuma desbloquear opções pagas de sites como forma de propaganda, dando acesso totalmente liberado às mesmas.

Um exemplo disso é que no youtube chines, o YouKu (ainda estou rindo do nome), várias séries internacionais como Big Bang Theory ou Game of Thrones estão disponíveis na sua totalidade para qualquer um assistir.

Fora disso, o Stardoll.tom não diferia muito do Stardoll.com de 2008 ao qual todos os usuários estavam acostumados.



Ao longo de 2009 era bem comum ver dolls ocidentais "migrando" para o Stardoll.tom, largamente devido às suas supostas vantagens face ao original. Ele era meio que um site pirata mas autorizado pelo Stardoll.

Justamente por ter um idioma diferente, muitas dolls tinham dificuldade em se cadastrarem/mexerem no site e múltiplos tutoriais e artigos logo surgiram em auxílio daqueles que queriam ingressar no site chinês. 

(Tutorial de 2009, postado no Youtube)

Infelizmente, por volta de 2010, o Stardoll.tom desapareceu por completo e, ao aceder ao site, apenas uma mensagem aparecia aos visitantes:

(Traduzindo: "Funciona!")

Isso prevaleceu durante alguns anos, inclusive eu lembro que depois de tomar conhecimento lá em 2012 da existência do Stardoll.tom tentei por várias vezes entrar no site e sempre via essa mensagem. 

Eventualmente, também esse pequeno texto desapareceu e agora, a única coisa que você verá ao visitar a página é seu navegador te notificando de que a mesma não existe.

Então o que aconteceu com o Stardoll.tom?

Embora o Stardoll não se tenha pronunciado oficialmente, o mais provável é que o site normal do Stardoll tenha passado a ser aceite na China pois, além de chinês ser uma das linguagens disponíveis atualmente no site, não há qualquer indício que o mesmo ainda seja bloqueado no país.


No geral, foi o pouco tempo em que o site esteve no ar e todas as "dúvidas e mistérios" que rodeavam o mesmo que o transformaram num "mito" tão intrigante e tão comentado por todos durante largos anos.

E aí? Sabiam desse "outro" Stardoll? Alguém aí esteve cadastrado/já visitou?
Me contem tudo nos comentários!

Beijos e até ao próximo post <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Não xingue.
* Não brigue.
* Não fale sobre coisas impróprias.
*Se retirar alguma informação ou imagem do blog, por gentileza dê os devidos créditos.
*Deixe seu comentário, é rapidinho e super importante para nós!

- A equipe Stardoll Truques agradece! -